Por que Treinamento Funcional?
Você sabe por que chamamos o treinamento de funcional?
O treinamento funcional não tem relação direta com treinamentos em grandes grupos, em circuitos, em bases instáveis, treinar até a exaustão ou variar exercícios a cada sessão de treino como erroneamente pensam a maioria das pessoas.
O termo faz alusão á dois conceitos principais:
1-Funções articulares-Levando em consideração o conceito articulação por articulação, que diz que cada articulação do nosso corpo cumpre uma função principal, de estabilidade ou de mobilidade, sabe-se que se uma delas não cumprir com sua função de maneira satisfatória, a próxima articulação tende a compensar a anterior, gerando possíveis disfunções e dores. Portanto, o treinamento deve respeitar, fortalecer e, se necessário corrigir as funções destas articulações que estão comprometidas.
2-O segundo conceito é bem simples: O treinamento é funcional quando ele funciona! Independentemente do seu objetivo, seja ele hipertrofia, emagrecimento, qualidade de vida, o treinamento é funcional quando ele atinge o objetivo proposto ou esperado, sem lesões ou compensações que podem gerar dor. Pensando assim, o treinamento quando programado e direcionado de forma individual, seja qual for o objetivo do indivíduo, ele é funcional. Simples assim!